17 de abril de 2008

Patriota lidera com 46%


Pré-candidato do PSB, o deputado Gonzaga Patriota lidera a primeira pesquisa para prefeito de Petrolina, contratada com exclusividade pelo meu blog à Empresa Método Pesquisa. Se as eleições fossem hoje, ele teria 46,3% dos votos contra 14,1% do candidato do PDT, Sargento Quirino. Isabel Cristina (PT) aparece em terceiro com 12,5% e Ruy Wanderley (PSL) em quarto com 6,3%. Júlio Lóssio, candidato do PMDB/DEM, é o último com apenas 5,1%. Dos entrevistados, apenas 1,5% não declararam o voto, 6,5% disseram que votariam em branco ou nulo e 7,6% estão indecisos. O levantamento foi feito entre os dias 11 e 13 deste mês, com 600 eleitores do município. A margem de erro é de 4%. A pesquisa foi registrada na 83á Zona Eleitoral de Petrolina sob o número 2008.083.001. Quando o nome de Patriota é substituído pelo do prefeito Odacy Amorim, que disputa com ele dentro do PSB a preferência do partido, Amorim também lidera, mas com um percentual bem menor - 31,7%. Neste cenário, o Sargento Quirino cresce de 14,1% para 22,1% e Isabel também sobe de 12,5% para 14,1%, enquanto Lóssio permanece em último com 5,5% e Ruy Wanderley aparece com 6,3%. Isso mostra, na prática, que Patriota é mais competitivo.
CENÁRIO PATRIOTA X ODACY - Como o PSB ainda não escolheu o candidato, a Método quis saber do eleitorado de Petrolina quem seria o mais forte. Dos entrevistados, 58,6% apontaram o deputado Gonzaga Patriota e 30,7% o prefeito Odacy Amorim. Neste cenário, 6% disseram que não sabiam ou que ainda estavam indecisos; 3,8% informaram que votariam em branco ou nulo e apenas 0,8% não declararam o voto.
Coelho em baixa
Diante da decisão do DEM em apoiar o peemedebista Júlio Lóssio, a Método não incluiu o nome do ex-prefeito Guilherme Coelho na pesquisa. Mas parece que ele sucumbiu de vez, pois não foi citado sequer na sondagem espontânea, na qual o eleitor é forçado a lembrar o nome do candidato sem acessar o disco com a relação dos mesmos.
Deputado tem voto mais consolidado
No confronto dentro do PSB entre Gonzaga Patriota e Odacy Amorim, o deputado leva nítida vantagem em todos os pontos levantados pela pesquisa. Quando é perguntado, por exemplo, sobre a certeza do voto, 44,9% afirmaram que apostam em Patriota e 26,3% em Odacy. Sargento Quirino ficou com 23,8%, Isabel Cristina com 15,9%, Ruy Wanderley 8,2% e Júlio Lóssio 5,3%.
Petista é rejeitada
Em relação à rejeição dos candidatos, o deputado Gonzaga Patriota é o que apresenta menor percentual - 15,4%. Isabel Cristina, com 26,4% e Sargento Quirino, com 25,4%, são, pela ordem, os mais rejeitados, seguidos pelo prefeito Odacy Amorim com 24%. Júlio Lócio tem percentuais bem próximos aos de Patriota - 17,1%.
A força de Lula
Sobre a influência dos caciques na eleição de Petrolina, Lula continua sendo o maior cabo eleitoral. Dos entrevistados, 54,6% disseram que o apoio do presidente representa um grande impacto. O governador Eduardo Campos vem em seguida, com 26%. Já o impacto do apoio de Jarbas, apesar de positivo, é de apenas 7,6%.
Curtas
EXPECTATIVA - Sobre a expectativa de vitória nas eleições para prefeito de Petrolina, 31,6% apostam em Patriota, 19,8% em Odacy, 4,2% em Sargento Quirino, 3% em Isabel Cristina, 2% em Ruy e 37% não souberam informar.
O MAIS PREPARADO - A Método perguntou, ainda, quem seria o candidato mais preparado para governar Petrolina. Patriota saiu na frente com 37,6%, Odacy veio em segundo com 20,1% e 29,1% disseram que não sabiam.
GESTÃO - Amanhã, publicaremos a avaliação do prefeito Odacy Amorim e dos Governos Lula e Eduardo Campos. Uma curiosidade: a Método quis saber qual a rádio mais ouvida em Petrolina: deu a Grande Rio FM, com 31,1%.