27 de fevereiro de 2008

Trotes atrapalham atendimentos do SAMU em Petrolina

O trote é um problema sério que os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - enfrentam diariamente. Em 2007, de 90.572 chamadas telefônicas, 45.235 foram trote, ou seja, cerca de 50% das ligações. Em janeiro desse ano, das 5.332 chamadas, mais da metade das ligações foram falsas: 3.556.
O 192 é um serviço gratuito, disponibilizado 24h para atender casos de emergência em que uma ambulância precisa ser acionada para prestar socorro imediato. Mas muita gente não leva isso a sério.
O SAMU de Petrolina conta com duas técnicas auxiliares de regulação médica 24h, que atendem as ligações e passam para um médico de plantão, que é quem passa as devidas orientações e procedimentos que devem ser feitos até que a ambulância chegue ao local. Quando acontece o trote, além de ocupar a linha, a pessoa pode atrapalhar o atendimento desses profissionais a um caso sério.

QUANDO CHAMAR O SAMU:

Ø Na ocorrência de problemas cardio-respiratórios;
Ø Em casos de intoxicação, trauma ou queimadura grave;
Ø Na ocorrência de maus-tratos;
Ø Em trabalhos de parto avançado, complicado ou aborto;
Ø Em casos de tentativas de suicídio;
Ø Em crises hipertensivas;
Ø Quando houver acidentes com vítimas;
Ø Em casos de choque elétrico;
Ø Em acidentes com produtos perigosos.

2 comentários:

Unknown disse...

Ednevaldo Alves...
gostei muitoo de seu blog e as noticias ...
sua fã :Perciliana Medrado

Unknown disse...

Quantas vezes preciso fazer uma solicitação para limpar a Rua Rio Beberibe no José e Maria?Muito mato,muito lixo,muito entulho,até carroceria de caçamba largada e carcaça de onibus abandonada você encontra nesta rua.Quanto descaso,uma simples limpeza de rua se torna tão difícil de ser realizada.Não tenho motivos para votar em nenhum desses politicos,os vereadores não fiscalizam,o prefeito não está nem aí,os deputados estaduais a população nem conhece,o governaddor do estado é indiferente ,estou muito desanimada com tudo isso.Se uma simples limpeza de rua é tão difícil , a pavimentação dessa rua se torna impossível,moro aqui hà quase vinte anos e nada foi feito nesta rua,solicitei uma academia das cidades e nada,nem resposta.A rua é larga ,uma praça e um campinho para as crianças ficaria perfeito.Meu voto este ano não darei a ninguém.