22 de novembro de 2007

“É complicado administrar a coisa pública”

A secretária de Saúde de Petrolina esteve mais uma vez no Programa Edenevaldo Alves respondendo a questionamentos dos ouvintes e esclarecendo dúvidas a respeito da atuação da secretaria no município.
Ao longo da semana foram feitas muitas denúncias contra o Hospital Dom Malan (HDM), inclusive alguns vereadores e ouvintes sugeriram a criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da saúde em Petrolina. A esse respeito Drª. Graça Carvalho afirmou que o HDM não está preparado para atender a altas complexidades. “É dever do Estado tratar o paciente e em casos complicados não há condições dele ser atendido no HDM, então ele é encaminhado para Recife, não é questão de anestesista como muitos já disseram”,afirmou. Segundo a Secretária nove pacientes já estão sendo encaminhados para a capital pernambucana.
Já a respeito da CPI sugerida por vereadores e alguns ouvintes do programa Drª. Graça disse que isso não cabe a ela. “Não sou vereadora, não sou política, mas se a CPI for mesmo criada tem que ser algo sério”, completou.
Com relação à falta de médicos na cidade a Secretária de Saúde disse que no último concurso público realizado 21 médicos foram classificados, 12 se apresentaram e apenas 6 assumiram. “Precisamos de pelo menos 50 médicos, é complicado administrar a coisa pública por conta da Legislação. A Justiça exige hoje que seja feito concurso público, não podemos, mas fazer apenas contrato”, finalizou.

Nenhum comentário: