20 de novembro de 2007

Hospital Dom Malan em crise

O Hospital Dom Malan (HDM) em Petrolina foi assunto para uma ampla discursão no Programa Edenevaldo Alves desta terça-feira.
A falta de anestegista agravou ainda mais uma crise que já se estende por muito tempo. Na sessão do dia 19 de novembro na câmara de vereadores denúncias e questionamentos foram feitos e os ouvintes sugeriram a partir do que foi dito a criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar melhor os fatos.
Segundo o vereador Drº Moisés (PTB) cirurgias não podem ser feitas por falta de anestegista e a cada dia chegam mais pacientes de outros municípios, o que complica ainda mais a situação do HDM. “A situação é pior do que a gente pensa”, afirmou.
Para o presidente da Casa, Paulo Afonso (PTB), o caso é emergencial e questões salariais contribuem para o agravamento da crise. “Só discutir não resolve, é preciso haver uma união da Secretaria de Saúde com a Prefeitura”, disse.
Já segundo o vereador Ruy Wanderley (PSL) há a necessidade de uma investigação mais detalhada. “É preciso abrir a caixa preta para mostrar a verdade ao povo de Petrolina”, enfatizou.
O vereador Paulo Cavalcanti (PDT) fez uma acusação ainda mais grave. Segundo ele há o favorecimento de algumas pessoas dentro do HDM. “Há diretores que superfaturam e compram remédios em farmácias de amigos”, declarou.
Enquanto as soluções não são encontradas a população sofre com o descaso da saúde pública em geral. O HDM é um entre os vários hospitais no Brasil abandonados pelo poder público. E é nessa hora que se questiona: Para onde vai o dinheiro da CPMF?

Nenhum comentário: